Alfar: Elfos Claros, espíritos brilhantes e sábios da natureza.
Anões: seres telúricos que moram nos subterrâneos de Midgard e no reino de Svartaheim (junto com os elfos escuros).
Asatrú: ”a fé dos ases” ou “ a lealdade para os deuses”, nome da religião pagã oficial da Islandia pré-cristã;Denominação dos grupos de vários países que seguem a religião nórdica.
Ases (plural de Asa): Termo equivalente para deuses Aesir.
Asgard: a Morada dos deuses Aesir, situado no nível mais elevado dos nove mundos da Yggdrasil.
Ask: O primeiro Homem, criado a partir de um tronco de freixo pela tríade divina Odin, Vili e Vé.
Asynjur (plural de Asynja): Termo equivalente para deusas Aesir.
Berserker: guerreiro nórdico capaz de se metamorfosear em urso ou lobo durante batalhas, por meio de transe, projeção astral e uso de magia.
Bifrost: a ponte mítica do arco-iris que liga os três níveis dos Nove mundos e brilha nas cores vermelha verde, azul.
Blot (plural: Blotar): “Sacrifício”, cerimônia nórdica para invocar e agradecer as divindades, abençoando-se também as pessoas e objetos.
Brisingamen: o colar mágico da deusa Freyja.
Codex Regius: Manuscrito do século XIII, compilado duzentos anos após a cristianização da Islândia.
Disir ou Idises: espíritos ancestrais da linhagem feminina.
Dokkalfar: espíritos ancestrais da linhagem masculina.
Donnar: o equivalente teutônico do deus Thor.
Draupnir: o anel mágico de Odin que se reproduzia nove vezes a cada nona noite.
Draugar: mortos-vivos ou fantasmas malévolos.
Eddas: duas coletâneas de antigos textos islandeses. A mais antiga – Poetic (Elder) Edda – é formada por poemas mitológicos e heróicos, originários do século IV, compilados por Saemundr em 1270. A segunda é Prose (Younger) Edda, redigida por Snorri Sturluson em 1222, que foi acrescida de um manual de métrica poética, dos significados das metáforas e das descrições mais amplas dos mitos.
Einherjar: “a tropa dos escolhidos”, espíritos dos guerreiros da elite que acompanharão Odin na ultima batalha de Ragnarok.
Embla: a primeira mulher criada a partir de um tronco de olmo pela tríade divina Odin, Vili e Vé.
Etin: equivalente de Jotun, ser gigante, dotado de força física e sabedoria.
Fensalir: o salão de Frigga situado em Asgard.
Folkvang: o salão de Freyja em Vanaheim.
Fylfot: suástica, símbolo mágico quádruplo de boa sorte, energia solar.
Fylgja (plural: fulgjur): ser numinoso ligado a cada pessoa e que guarda os registros das ações passadas. Descrito como animal, ser do sexo oposto ou forma abstrata.
Galdr (plural: galdrar): mantra, encantamento mágico qeu usa os sons correspondentes as runas.
Ginungagap: o vazio primordial que existia antes da criação.
Gjoll: o rio escuro e gelado que cerca o reino de Hel.
Gungnir: é lança de Odin, deus da mitologia nórdica. Na cultura nórdica, com essa lança Odin nunca erra o alvo. Foi também com ela que o deus ficou atravessado nove dias e nove noites na Yggdrasill, árvore do mundo, para logo após obter conhecimento sobre as runas.
Gythia: sacerdotisa da tradição nórdica, chefe espiritual de um clã ou comunidade.
Hagedisse ou haegtessa: maga, feiticeira.
Hail, Hailsa: saudação tradicional nórdica (equivalente a “Salve!”).
Hallristningar ou Hallristinger: símbolos pictográficos rupestres dse significado religioso, provenientes da idade do ferro e do bronze encontrados em vários lugares da Europa, tendo sido precursores das runas.
Havamal: “As palavras do Todo-Poderoso” é um dos poemas dos Poetic Edda, narrado na primeira pessoa, supostamente por Odin, que descreve seu sacrifício, a obtenção e o poder mágico das runas.
Hel: “Mundo Subterrâneo”, morada das almas a espera do renascimento, regido pela deusa de mesmo nome e situado no nível mais baixo da Yggdrasil.
Hexefuss: a “Estrela de Holda”, símbolo mágico de proteção, na forma de uma estrela de seis pontas ou como a estilização do floco de neve, considerada a raiz de todos os poderes e um portal entre os mundos.
Hidromel: Bebida fermentada feita a base de água ou suco de frutas e mel de abelhas, considerada “O néctar dos deuses”, usada nas comemorações.
Huginn: um dos dois corvos totêmicos de Odin, símbolo do poder mental, do intelecto.
Hvel: “roda”, equivalente nórdico do chacra.
Hvergelmir: o caldeirão borbulhante, uma das fontes situada sob a raiz inferior da Yggdrasil, de onde fluem as águas primais qu se espelham em Midgard.
Jormungand ou Midgardsorm: a Serpente do Mundo, inimiga mortal do deus Thor.
Jotun (plural: Jotnar): seres sobrenaturais gigantes, oponentes dos deuses, personificam as forças primevas da natureza (fogo, gelo e tempestade).
Jotunheim: morada dos gigantes, situada no nível mediano de Yggdrasil, junto a Midgard e Svartalfheim.
Kenning: metáfora poética usada pelos Skalds.
Land-vaetir: espíritos ancestrais, guardiões da natureza e da terra.
Lif e Lifthasir: o casal humano que ira sobreviver a Ragnarok.
Ljossalfheim ou Alfheim: morada dos eslfos claros, situados no mesmo nível que Asgard e Vanaheim, no plano mais elevado de Yggdrasil.
Maegin: poder pessoal, diferente da força física, que garante boa sorte e sucesso.
Mara: espírito eqüino feminino que pertuba o sono dos homens e produz pesadelos.
Midgard: o mundo Mediano, a terra, morada da humanidade.
Mjollnir: o martelo sagrado de Thor.
Muninn: um dos dois corvos totêmicos de Odin, símbolo da memória ancestral, pessoal e transpessoal.
Munspelheim: o mundo do fogo e do calor situado no plano inferior da Yggdrasil, no mesmo nível que Hel e Nilfheim.
Nidhogg: o Dragão que roi permanentemente as raízes da Yggdrasil, em busca de sua destruição.
Nilfheim: o mundo do frio, da nevoa e da neve, situado acima da fonte Hvergelmir, no nível inferior da Yggdrasil e ao lado de Hel e Munspelheim.
Odhr: o dom da inspiração, a centelha divina. Nome do enigmático cônjuge de Freyja.
Odinistas: grupos esotéricos que cultuam e se dedicam a Odin.
Odroerir: o elixir da inspiração e do êxtase, preparado a partir do sangue de Kvasir, furtado por Odin da giganta Gunnlud.
Ond: a energia vital, a força espiritual básica do universo, o sopro da vida.
Ouroboros: a serpente que morde a própria cauda, antigo símbolo de sabedoria encontrado em varias culturas.
Ragnarok: destruição, cataclisma do mundo, seguida pela regeneração e construção de um novo mundo.
Ratatosk: nome do esquilo mensageiro de Yggdrasil.
Roda do ano: mandala formada por oito celebrações pagãs que marcavam os solstícios, equinócios e festividades do calendário agrário.
Roda solar: símbolo mágico de representação da jornada do sol.
Runa: mistério, segredo oculto, sussurro, símbolo mágico.
Runester: estudioso e praticante dos mistérios rúnicos.
Seidhr: pratica de magia xamânica que proporciona transe, desdobramentos e projeções astrais para os mundos da Yggdrasil, em buscada obtenção de presságios e da cura.
Skald: poeta escandinavo que compunha versos e canções originais.
Sleipnir: cavalo mítico de oito patas, pertecente ao deus Odin, que o transportava entre os mundos e simbolizava o tempo.
Thurs (plural: Thursar): gigante dotado de força física, muito velho, sendo uma representação das forças da natureza.
Trefot ou Triskelion: combinação de três runas Laguz ou de três triângulos entrelaçados, símbolo da tríade divina.
Troll: seres elementares da natureza, pouco amistosos, às vezes ate maléficos.
Troth: “fé, lealdade”, caminho espiritual ou pratica de magia cerimonial que segue os preceitos da religião ancestral nórdica, pré-cristã.
Tyrfing ou Tirfing: é uma espada mágica que aparece em um poema das Eddas chamado "O despertar de Agantýr", e na "Saga de Hervarar". O nome também é usado para denotar os Godos e os Visigodos (Tervingi). A forma Tervingi foi registrada por fontes romanas no século IV.Svafrlami foi o rei de Gardariki, e neto de Odin. Ele conseguiu capturar os anões Dvalin e Durin quando antes que deixassem sua casa. Então os forçou a forjar uma espada com o punho dourado, que nunca erraria um golpe, nunca enferrujaria e que poderia cortar pedra e ferro facilmente como se fosse pano.
Valaskialf: o salão prateado de Odin, localizado em Asgard.
Valhalla ou Val Halla: o salão principal de Odin, em Asgard, para onde as Valquirias conduzem os espíritos dos guerreiros mortos em combate.
Valknut: símbolo sagrado de Odin, formado por três triângulos entrelaçados. Antigo símbolo da tríade divina feminina.
Vanaheim: mundo habitado pelas divindades Vanir.
Vanir: grupo de divindades regentes da vida orgânica e da fertilidade da terra e da água,da abundancia e do amor.
Vé: espsço sagrado, altar. Nome de um deus arcaico que representava o irmão de Odin ou uma de suas faces.
Viking: “aventureiro, explorador”, termo que caracterizava um período da historia escandinava do século VI ao XII.
Vinglof: salão da Asynjur em Asgard, supervisionado por Frigga.
Vitki ( plural: Vitkar ): mago rúnico, “mestre das runas”.
Voluspa: o primeiro e mais importante dos poemas mitológicos dos Poetic Edda. Denominada “A profecia da grande Vala”, descreve em sessenta estrofes a historia do mundo, desde sua criação ate a sua destruição no Ragnarok.
Wotan: equivalente teutônico do deus Odin.
Wyrd: a sorte ou destino individual, a predestinação, a teia da causa e do efeito.
Yggdrasil: a Árvore do Mundo, da vida, que representa a própria estrutura do cosmo e sustenta os Nove Mundos.
Ymir: o ser mítico primordial, o substrato do qual foi manifestada a vida, o ancestral dos gigantes e de alguns deuses.